Artesol celebra o Dia Internacional do Comércio Justo com ação especial

artesol

 Artesol celebra o Dia Internacional do Comércio Justo com ação especial

Oscip coordena parceria entre lojas de artesanato para incentivar o consumo de produtos de artesanato de tradição brasileiro

Em comemoração ao Dia Internacional do Comércio Justo, celebrado no dia 10 de maio, a Artesol – Artesanato Solidário – apoia e participa da celebração proposta pelo WFTO (World Fair Trade Organization), que consiste em planejar uma ação diferenciada de divulgação de pessoas e comunidades que trabalham com base nesse movimento social. Na data, a organização brasileira coordenará uma iniciativa especial de vendas em parceria com três lojas focadas na comercialização de produtos legitimamente brasileiros e que valorizam o artesanato de tradição.

As lojas Ponto Solidário e Feira Moderna oferecerão 5% de desconto para todos os produtos.  Já a loja Projeto Terra dará brindes e descontos para todos os clientes que comparecerem no estabelecimento no Dia Internacional do Comércio Justo, com o objetivo de incentivar o consumo e o conhecimento de peças feitas por mãos nacionais e carregadas de simbolismos, com técnicas que passam de geração em geração.

De acordo com Josiane Masson, coordenadora executiva da Artesol, essa ação é uma oportunidade de divulgar o movimento, incentivando o consumo consciente de produtos desenvolvidos por artesãos de diferentes regiões do Brasil, muitos deles desconhecidos do público geral. “Acreditamos que a ação é uma forma de salvaguardar a cultura brasileira, dando visibilidade a um trabalho precioso, cheio de memória e que precisa ser conhecido e valorizado”, diz.

O comércio justo tem como princípio incentivar a relação comercial que atenda a valores básicos de convivência e bem estar, como a preservação do meio ambiente, o pagamento por preços justos, relações de transparência entre os elos da cadeia produtiva, ou seja,  uma parceria comercial igualitária, na qual haja respeito em ambas as partes, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, social e ecológico de cada região.

O WFTO, associação global, foi criado em 1989 com o objetivo de promover produtores e organizações que se baseiam no comércio justo e para que consigam promover o encontro de consumidores e criadores. Para 2014, o tema de comemoração para o Dia Internacional do Comércio Justo, escolhido pelo WFTO, é “Fair Trade People” que em português significa “as pessoas do Comércio Justo Essa ação acontecerá em inúmeros países para que o movimento seja disseminado, por isso, propõe que as celebrações sejam compartilhadas pelas mídias sociais, para o alcance  d o maior número possível de pessoas.

 Plataforma Rede Artesol:  www.artesol.org.br/rede